quinta-feira, 26 de junho de 2014

12/06/14

Mulheres se envolvem mais com o projeto MEL realizado em igreja local

Igreja do Nova Brasília fez programação de três dias

Uma iniciativa da Igreja Adventista do Nova Brasília, em Joinville, serve de exemplo para o estímulo ao trabalho missionário das mulheres. Nos dias 4 a 6, de quarta a sexta-feira, a direção local do Ministério da Mulher (MM) promoveu o projeto MEL, que visa a capacitação das mulheres para o evangelismo. As palestras foram ministradas pela diretora do MM da Associação Norte Catarinense (ANC), Débora Abrascio.
No primeiro dia, o assunto abordado foi a importância de uma vida saudável para ter uma boa comunhão com Deus e assim cumprir a missão deixada por Jesus. Os dons espirituais foram o tema do dia seguinte, com a aplicação de um teste para as participantes descobrirem qual é o seu dom em meio a uma diversidade de opções. A utilização dessas habilidades foi tratada no último dia, cujo encerramento teve a investidura do lenço laranja às mulheres que aderiram ao propósito MEL.
“A iniciativa desta igreja foi interessante por chegarmos mais perto dos irmãos e termos condições de maior alcance de membros. Em grandes eventos temos apenas uma representatividade de irmãs, mas quando vamos até um local onde estão acostumas a se reunir, sem ter custo pela programação, um maior número de pessoas daquele local participa”, comenta Débora.
A ideia partiu da diretora do MM da igreja local, Elisabete Albino da Silva, que viu a necessidade de realizar a programação ao sentir a falta de envolvimento e comprometimento. Agora ela quer passar adiante o que foi aprendido. “Eu espero francamente que, com esse projeto, nossas mulheres possam se impulsionadas a partilhar tudo o que aprendemos e estudamos”, afirma.
Com informações de Débora Abrascio


por Gustavo Cidral
Associação Norte Catarinense

segunda-feira, 26 de maio de 2014

QUEBRANDO O SILÊNCIO

1200 menores são alertados sobre o abuso sexual em bairro de Joinville

CAMPANHA QUEBRANDO O SILÊNCIO ABORDA O TURISMO SEXUAL NO ANO DA COPA

A chegada de estrangeiros com a realização da Copa do Mundo no Brasil levanta uma discussão a respeito de um assunto preocupante no país: o turismo sexual. Menores de idade são as principais vítimas do crime, um mercado negro do abuso de crianças e adolescentes. Esse é o tema de 2014 da campanha Quebrando o Silêncio – projeto da Igreja Adventista que visa a conscientização por meio de impressos, vídeos, eventos e ações contra as diversas formas de violência.
No bairro Nova Brasília, em Joinville, Norte de Santa Catarina, os adventistas da igreja local conseguiram um espaço para falar aos 1250 alunos do Colégio Estadual Professora Antônia Alpaides Cardoso dos Santos. Os estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental aos formandos do Ensino Médio foram visitados nos dias 5, 6 e 7, segunda a quarta-feira, e foram conscientizados com palestras e materiais distribuídos a como evitar e denunciar o abuso sexual.
A coordenadora da campanha Quebrando o Silêncio da Associação Norte Catarinense (ANC), Débora Abrascio, esteve no colégio para falar às crianças e adolescentes. “Os alunos mostraram interesse e os professores gratidão pela abordagem realizada. Alguns deles nos procuraram solicitando que realizássemos a campanha em outros colégios em que eles trabalham”, conta a palestrante. Durante as palestras os pedagogos puderam detectar situações em que poderão trabalhar com mais atenção para ajudar alunos que já foram ou são vítimas de algum tipo de abuso.
Graciela Schmidt, uma das voluntárias do projeto, conta que um pai foi à escola parabenizar pelo conteúdo do material da revista entregue para o filho. “Uma das funcionárias também me procurou agradecendo por falar claramente do assunto aos alunos, pois ela mesma foi vítima quando criança”, relata.
Para Débora, chamaram a atenção a receptividade dos alunos e professores ao assunto abordado e à igreja, assim como o envolvimento dos fiéis. “Em todos os momentos tinha pelo outras três pessoas no apoio. Era ancião, líderes do Ministério da Mulher, Recepção, Desbravadores, Ministério da Criança, enfim, a igreja abraçou o projeto” afirma. Além de divulgar a campanha, eles tiveram a oportunidade de convidar os alunos a conhecerem o Clube de Desbravadores, sempre com a presença de um desbravador uniformizado no auxílio.
A próxima ação da Igreja do Nova Brasília para promover a campanha Quebrando o Silêncio será uma passeata com faixas e distribuição derevistas com mensagens de alerta contra a violência. A caminhada terá a participação da fanfarra do colégio estadual. Segundo a organizadora local, Elisabete Albino da Silva, são esperadas pelo menos cem pessoas na mobilização que terá o apoio de quatro igrejas da região pertencentes ao distrito do Atiradores.
Com informações de Débora Abrascio e fotos de Betencorth Araujo